Palestras

Propomos uma provocações para alunos, professores, servidores e comunidade externa à universidade a expandir suas pesquisas e produções também nesse espaço da universidade e estabelecer novos diálogos internos e externos com espaços que acolhem esse tipo de atividade na cidade de Belo Horizonte e qualquer ambiente correlato onde as relações entre arte e tecnologia existam.

Oficinas

Realizaremos uma oficina imersiva de edição de vídeo, aberta tanto aos iniciantes da videoarte como aqueles que já possuem um projeto dentro da área do audiovisual.


Exposições

Panorama

A exposição Panorama participa das atividades da 5ª edição do Seminário de Artes Digitais. O Seminário de Artes Digitais é um congresso internacional no qual os pesquisadores participantes apresentam – em sessões plenárias e em grupos de trabalho simultâneos – os seus estudos dentro de temáticas que exploram as relações entre arte, ciência e tecnologia. O evento acontece anualmente desde 2015, ininterruptamente. Citado aqui como uma ação extensionista atrelado ao projeto MultiLab . Assim, apontamos para o desenvolvimento do senso crítico expositivo como outra forma de estar inserido na academia, demonstrando que a universidade não é um ambiente constante formação em sala de aula, mas em diferentes locais para interação entre alunos, docentes, servidores técnico-administrativos, e publico externo à universidade potencializando a formação e vivência entre os mesmos.

Humano Digital

​Em parceria, o grupo de pesquisa e extensão LabFront e o projeto de extensão MultiLab, com o Instituto Fab Lab Brasil/FAZ Makerspace e a Sucesu, foi criada uma residência para a Inforuso 2019. A feira “FINIT apresenta Inforuso 2019” abrigou (no Palácio das Artes, nos dias 1 e 2 de outubro de 2019) a residência criativa digital cujo tema foi “O Humano Digital”, que teve a curadoria do professor Doutor Pablo Gobira (Escola Guignard/UEMG), coordenador do projeto de extensão MultiLab. Além da residência, foi produzida, também vinculada ao projeto MultiLab, a exposição “O Humano Digital – Reverberações”, que aconteceu entre os dias 10 e 30 de outubro de 2019 na Galeria Mari’Stella Tristão, no Palácio das Artes, também sob a curadoria de Pablo Gobira. A exposição traz no seu título o tema da residência e da feira Inforuso 2019 e discute as relações entre a arte, ciência e tecnologia e a ação criativa compartilhada entre o humano e a máquina.